Alimenta√ß√£o Saud√°vel - ALMO√áO E JANTA
Publicado em 27/08/2009
Ap√≥s o caf√© da manh√£, a pessoa esta pronta para realizar as suas atividades seja ela qual for. Na parte da manh√£ n√£o fiquem tomando um cafezinho atr√°s do outro, nem fumando, comendo salgados ou doces industrializados cheios de produtos qu√≠micos prejudiciais a sa√ļde e ao meio ambiente, n√£o beba refrigerante, bebida artificial contendo ado√ßantes, g√°s carbono, aromas, conservantes, que certamente tamb√©m n√£o lhe far√° bem.

Beba √°gua mineral, n√£o a de torneira, sucos naturais ou coma frutas org√Ęnicas, livres de agrot√≥xicos e mais ricas em nutrientes.

Se você ira almoçar as 12:00 horas uma hora antes não coma e não beba mais nada, deixe o seu estomago descansar se preparando para a próxima refeição.

Quando for almo√ßar as 12:00 h se este for o teu hor√°rio, o primeiro passo √© ter um Ritual do Almo√ßo, este Ritual consiste em voc√™ se harmonizar e harmonizar o local onde ira almo√ßar, para isto, n√£o leve problemas do dia a dia para a mesa, n√£o fale de assuntos ruins, n√£o fiquem brigando com os cachorros, desliguem a televis√£o, radio ou aparelho de som, aprendam a escutar o silencio e a dialogarem entre si, isto √© muito saud√°vel. Organize a vida de voc√™s para ter tempo para almo√ßar, mastigando bem os alimentos, sentindo o seu sabor e aroma e n√£o simplesmente s√≥ engolindo. Quanto aos pensamentos tente acalmar a mente para saber o quanto comer, deixando o c√©rebro e o estomago bem sintonizados para que um escute o outro. O alimento √© sagrado, pense na ‚ÄúSanta Ceia‚ÄĚ sem se alimentar n√£o existe vida, por isto respeite e valorize o alimento e principalmente quem fez e o que colocou na mesa. Ao sentar na cadeira para almo√ßar, cuide da postura, nada de cabe√ßa baixa e ombros ca√≠dos, postura reta, alerta, viva, observando tudo ao seu redor na maior calma poss√≠vel.

Para iniciar o almo√ßo comece pela salada mista o mais colorida poss√≠vel, temperada naturalmente, com verduras e legumes org√Ęnicos e n√£o convencionais ou hidrop√īnicas. Em seguida o segundo prato com arroz integral, varie os feij√Ķes, ovos caipiras e se for utilizar de carnes, de prefer√™ncia aos peixes, as aves criadas no sistema caipira (produ√ß√£o org√Ęnica) e se for o caso comer carne vermelha, muito pouco.
Durante o almoço não beba liquido e nem coma doces para não prolongar a digestão. Após o almoço chupe uma ou duas laranjas ou coma uma fatia de abacaxi é bom para digestão. Após o almoço, se possível é saudável um cochilo de meia a uma hora, pois energiza o corpo re descansa a mente.
Ao retornar ao trabalho no período da tarde não se esqueça de beber água, e se tiver tempo como algo entre as quinze e dezesseis horas, podendo ser um copo de leite com café ou chocolate, pão integral com derivados de leite.

Entre as dezoito horas e vinte horas √© essencial a pratica esportiva, pois o corpo humano, n√£o foi feito para ser sedent√°rio, se livrando desta forma de v√°rios problemas que afeta a sa√ļde de quem n√£o pratica atividade f√≠sica.

Como atividade f√≠sica eu recomendo a pratica de Karat√™-d√ī, estilo Shotokam, pois eu o pratico a mais ou menos treze anos e pude observar muito claramente a melhoria que eu e meus companheiros e companheiras de treino tivemos. Melhora esta relacionada ao fortalecimento de toda a massa muscular, melhor condicionamento f√≠sico, melhora na auto-estima, ficou mais calmo e sereno, com mais persist√™ncia e vontade para realizar o nosso trabalho, fortalecimento espiritual e psicol√≥gico. E varias outras vantagens relacionadas a uma melhor qualidade de vida.

E tamb√©m como atividade f√≠sica n√£o poderia deixar de elogiar a Yoga, atividade esta que minha m√£e de oitenta anos de idade pratica a mais de dez anos, com resultados espetaculares em sua sa√ļde e qualidade de vida.

Depois da atividade física a sensação de bem estar físico e psicologicamente é muito grande e com isto a vontade de comer diminui sendo que uma janta leve, irá satisfazer plenamente o apetite da pessoa.
Esta janta poderá ser somente frutas, ou só sucos de frutas ou vitaminas, somente salada mista ou sopas e canjas leves.

O hor√°rio desta janta automaticamente ser√° entre as dezenove horas e vinte horas, sendo que quando a pessoa for dormir em torno das vinte e tr√™s horas, j√° ter√° feito bem a digest√£o, para com isto ter um sono profundo, continuo, dormindo bem a noite toda, acordando disposto para mais um dia de boas realiza√ß√Ķes. Para ter uma boa alimenta√ß√£o, equilibrada com prote√≠nas, fibras, carboidratos, vitaminas, minerais, amino√°cidos e outras subst√Ęncias encontradas nos alimentos s√£o necess√°rios diversificar a alimenta√ß√£o √© superimportante saber a origem dos alimentos que ira consumir, por isto os alimentos org√Ęnicos com o selo de certifica√ß√£o e origem, s√£o os recomendados para se ter uma boa alimenta√ß√£o, preservando e melhorando a sua sa√ļde, fazendo do alimento saud√°vel o seu rem√©dio e n√£o a conta na farm√°cia da esquina uma garantia de vida longa e com qualidade. Para fortalecer o sistema imunol√≥gico e resistir √†s doen√ßas √© fundamental uma boa alimenta√ß√£o e h√°bitos saud√°veis.

Existem outros tipos de alimentos do qual as pessoas não podem se esquecer e devem fazer uso continuo deles, que são, ouvir boas musicas com letras saudáveis, ritmos leves, que transmitam calma e paz, filmes com mensagens nobres e fotografias da natureza intacta e preservada, programas de televisão realmente com fins educativos e não prostituidos, políticos trabalhando para o bem comum e não interesse próprio, companhias boas, que transmitam energias positivas, senso elevado de limpeza e higiene, não verbalizar palavras grosseiras e mentirosas (tão comum no planeta terra) manter o tom de voz adequado e não ficar gritando, e fazer uso de vários outros bons hábitos que só transmitam energias positivas e não negativas.

Neste s√©culo vinte e um o ser humano ir√° se reencontrar com o conhecimento transcendental, que lhe foi tirado, por muitos ditadores e falsos profetas, estes verdadeiros conhecimentos √© que ir√£o libertar o ser humano da cegueira que ele se encontra, sendo muito facilmente enganado servindo aos interesses de poucas pessoas e grupos econ√īmicos. Por isto quando se fala de se alimentar √© preciso ficar atento que o alimento n√£o √© somente aquele que entra pela boca, mas tamb√©m aquele que entra pelo nariz, olhos, ouvidos, pele e tamb√©m atrav√©s do conhecimento espiritual, conhecimento este que j√° serviu de muito pretexto para matar, roubar, enganar, manter a escravid√£o, servir a institui√ß√Ķes extremamente diab√≥licas, e que em pleno s√©culo vinte e um ainda continuam enganando e muito, por este motivo a pobreza e o sofrimento s√≥ aumentam no planeta terra. Diga n√£o a estes ou a estas pessoas ruins venham para o time do bem e pare de ser enganado e usado para enriquecer a poucos, acorde, desperte deste sono profundo, o planeta terra pede uma mudan√ßa urgente nos rumos.

Fala-se muito hoje em dia em sistemas sustent√°veis de produ√ß√£o e de vida, para que as futuras gera√ß√Ķes tenham um planeta Terra melhor para morar e viver, mas tamb√©m √© urgente preparar um ser humano melhor para morar e viver neste planeta, do contrario ser√° um planeta de guerras, desgra√ßas, trag√©dias, morte em massa, ou seja, muito sofrimento, simplesmente por que n√£o respeitaram a lei de Causa e Efeito, fez o mal ir√° colher o mal. Tenham boa sorte, o tempo ir√° dizer qual o caminho escolheram para viver, espero que seja o caminho de equil√≠brio com a natureza do planeta e com a sua pr√≥pria natureza, pois estas duas naturezas est√£o ligadas. O que acontecer com o planeta terra ir√° acontecer com os moradores dele.

Marcos Alberto Seghese - Autor
Engenheiro Agr√īnomo
email: seghese@cesumar.br

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