Seja um g√™nio: pense como Leonardo da Vinci‏
Publicado em 28/10/2013
Por Cesar Grossmann

Leonardo era o prot√≥tipo do homem renascentista, brilhando em v√°rias √°reas como cientista, matem√°tico, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botanista, m√ļsico e escritor.
Se você quiser ser como um Homem ou Mulher da Renascença, tem muito para aprender com ele. Pise nas pegadas deste famoso polímato seguindo seus passos: curiosità, dimostrazione, sensazione, criptico, arte/scienza, corporalità, e connessione.

Leonardo tinha uma curiosità, uma curiosidade insaciável em relação à vida. Estava sempre querendo aprender mais, continuamente buscando a verdade e a beleza. Saber resolver problemas é saber fazer boas perguntas, e para isto você deve cultivar uma mente aberta para expandir teu universo e sua capacidade de explorar o mesmo.

Voc√™ pode afiar sua curiosidade mantendo um di√°rio sempre consigo, e anotando nele todas as suas ideias e pensamentos. Tente escrever frases que comecem com ‚Äúquero sabe porque/como‚Ķ‚ÄĚ, escolha temas ou assuntos para as observa√ß√Ķes de cada dia, e fa√ßa exerc√≠cios de escrita livre, reunindo todos os pensamentos e associa√ß√Ķes que lhe ocorrerem na hora em que ocorrerem, sem fazer edi√ß√Ķes.

A dimostrazione √© o compromisso de testar o conhecimento atrav√©s da experi√™ncia, persist√™ncia e uma disposi√ß√£o para aprender com os erros. Voc√™ pode come√ßar questionando suas cren√ßas, e vendo quais voc√™ nunca testou ‚Äď s√£o mesmo verdadeiras? A seguir, tente o teste dos tr√™s pontos de vista, criando um argumento contra sua cren√ßa e um argumento neutro, analisando-os (de prefer√™ncia com um amigo que tenha um ponto de vista diferente do seu).

Al√©m disso, analise como as propagandas lhe afetam, examine-as, suas t√°ticas e estrat√©gias. Descubra tamb√©m ‚Äúanti-modelos‚ÄĚ, pessoas cujos erros voc√™ n√£o quer cometer ‚Äď aprenda como evit√°-los.


A sensazione √© o refinamento cont√≠nuo dos sentidos, especialmente da vis√£o. O lema de Leonardo era saper vedere, ‚Äúsaber como ver‚ÄĚ.

Você pode desenvolver os sentidos praticando seus registros. Comece escrevendo uma descrição detalhada de uma experiência, como por exemplo, um nascer do sol, em seu diário. Aprenda a descrever um cheiro, a desenhar, escute diferentes sons, dos mais tênues como o ruído da respiração ao mais alto, como o barulho do tráfego.



Leonardo tinha uma disposi√ß√£o para o criptico, para abra√ßar a ambiguidade, o paradoxo e a incerteza. Ele conseguia controlar um senso de mist√©rio. Voc√™ pode come√ßar sendo aberto √† ambiguidade, mas fique atento √† ignor√Ęncia: n√£o saber algo n√£o faz com que esta coisa seja amb√≠gua. A ambiguidade surge quando voc√™ faz algo cujo significado √© indeterminado.

Fa√ßa-se tamb√©m perguntas que relacionem dois opostos. Por exemplo, pergunte-se como seus momentos mais felizes e tristes est√£o relacionados. E pratique o m√©todo socr√°tico. O m√©todo de S√≥crates visava examinar possibilidades atrav√©s de quest√Ķes, mas sem dar as respostas. Para o m√©todo funcionar, √© preciso humildade ‚Äď n√£o d√° para assumir que voc√™ ou algu√©m saiba tudo. Questione todas as premissas.

A arte/scienza √© o desenvolvimento do balan√ßo entre ci√™ncia e arte, l√≥gica e imagina√ß√£o. √Č pensar com o c√©rebro todo. Um m√©todo para isto √© usar mapas mentais, que combinem l√≥gica e imagina√ß√£o. O resultado do mapa mental √© uma teia de palavras e ideias que s√£o relacionadas de alguma forma com a mente do autor.

Leonardo tinha uma habilidade física ou condicionamento, corporalità, incrível, que complementava seu gênio em ciências e artes. Para desenvolver a sua corporalità, adote um programa para condicionamento físico, com exercícios de flexibilidade, força e condicionamento aeróbico.

Desenvolva também a consciência corporal: estude ioga, dança ou algum esporte de contato, qualquer coisa que conecte corpo e mente. E desenvolva a ambidestria: aprenda a fazer tarefas tanto com a mão direita quanto a esquerda. Comece usando a mão não dominante para tarefas simples, como escovar os dentes ou comer o café da manhã. Mais adiante, aprenda a usar a mão não dominante para escrever.



Finalmente, pratique a connessione, ‚Äúo reconhecimento e apre√ßo pela interconex√£o de todas as coisas e fen√īmenos‚ÄĚ. Uma das fontes da criatividade de Leonardo era a sua capacidade de formar novos padr√Ķes pelas conex√Ķes e combina√ß√Ķes de diferentes elementos.

Voc√™ pode praticar a connessione descobrindo liga√ß√Ķes entre coisas que aparentemente n√£o tem rela√ß√£o, como um urso e a internet, ou geologia e a Mona Lisa. Imagine di√°logos com algu√©m exemplar para obter uma nova perspectiva e compreens√£o. Ou imagine como algum dos seus modelos discutiria um problema seu. Pense sobre a origem das coisas, quais elementos est√£o envolvidos na cria√ß√£o de um objeto, e como eles est√£o envolvidos.

Além destas características, leia livros. No tempo de Leonardo, as pessoas não se distraíam com televisão ou internet, elas liam. E, se tiver disposição e vontade, cultive outras características de Leonardo, como o carisma, generosidade, amor à natureza e amor aos animais.

Fonte: http://hypescience.com/
 
Voltar
 
 Leia mais
› Senadora Marina Silva‏
› Encontro com Marina Silva
› Agricultura Familiar‏
› Agroind√ļstria Familiar‏
› A Import√Ęncia da Agroecologia para o Planeta Terra
› Agroneg√≥cio, um modelo esgotado‏
Veja mais artigos »»»
Topo  Voltar
www.projetovidanocampo.com.br
© Copyright 2019 - All Rights Reserved
Hozt Internet | Hospedagem e Web Design