O que √© uma ALIMENTA√á√ÉO SAUD√ĀVEL ?
Publicado em 24/04/2008
Pensando sobre esta pergunta v√°rias respostas nos surgem. Isto porque a resposta Depende!!! Depende do que ? Depende se voc√™ √© uma pessoa normal, saud√°vel, com o peso correto e quer apenas conservar este "status", ou se pelo contr√°rio, voc√™ tem problemas de sa√ļde, ou tend√™ncias heredit√°rias a t√™-los, √© obeso, ou se tem propens√£o a engordar...

Como o nosso objetivo √© "Medicina Preventiva", n√£o "Curativa", se voc√™ se enquadra nas pessoas doentes, ou obesas, ou com tend√™ncia familiar a ter problemas de sa√ļde, procure seu m√©dico para uma orienta√ß√£o mais precisa. Caso voc√™ esteja bem e queira continuar assim, n√≥s recomendamos um especial cuidado com os excessos. Portanto, n√£o abuse das gorduras, das frituras, dos doces, das bebidas alc√≥olicas, refrigerantes, das carnes vermelhas, etc... Isto n√£o significa n√£o comer os produtos acima, apenas Cuidado! Lembre-se que as gorduras (cada grama tem 9 calorias), aqui um especial cuidado com as gorduras animais, e com as "Ocultas", disfar√ßadas, que n√≥s n√£o percebemos e comemos. Por exemplo, existe muita gordura disfar√ßada nas carnes, nas salsichas, lingui√ßas, presuntos, salames, etc. Qualquer alimento frito, pelo menos triplica a quantidade de gordura contida dentro dele. Existe muita gordura no leite integral e nos seus derivados (queijos, iogurtes, etc.). As massas t√£o nossas amigas, podem ser feitas com muita manteiga, os molhos das macarronadas podem ser muito engordurados. Do ovo prefira a clara, pois a gema √© bem engordurada (e tem colesterol). Se voc√™ gosta de doces, escolha as gelatinas e os doces de frutas que n√£o t√™m gorduras (manteiga ou margarinas), leite ou ovos.

Na sua rotina alimentar coma de tudo, o prato típico do brasileiro, geralmente é um bom exemplo: arroz, feijão, salada crua, verdura cozida (com pouco óleo), um pedaço de carne (de preferência aves e peixes) e de sobremesa uma fruta. Mas como nós também gostamos de variar, vamos selecionar para vocês algumas "Receitas Saudáveis", que são as nossas velhas receitas mais adaptadas ao novo conceito Alimentar. Faça o mesmo você também, ou seja, pegue o seu Caderno de Receitas e reescreva as receitas mais Fortes. Deixe as Receitas Fortes,(feijoadas, churrascos, etc...), para dias de festa, afinal nós não somos de Ferro...

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